Project Description

Formada por 57 municípios e cravada no meio do sertão da Bahia, a Chapada Diamantina espalha-se por um território gigantesco, pontuado por grutas, cavernas, rios, cachoeiras, morros e trilhas abertas entre as rochas há séculos. Se antes era ocupada por garimpeiros, hoje é um dos destinos mais procurados para o turismo de aventura. As trilhas revelam paisagens impressionantes, cachoeiras como a da Fumaça e do Sossego, o rio Mucugezinho, com seus tobogãs naturais, o Povoado do Remanso e a Serra das Paridas, sítio arqueológico com pinturas rupestres.

O que fazer

Cachoeiras na Chapada Diamantina

As cachoeiras da Chapada Diamantina são destaque na lista de atrações. A mais famosa é a Cachoeira da Fumaça, que fica no Vale do Capão e pode ser vista do alto após uma trilha de 6km. As águas caem de 340 metros e viram vapor antes de tocar o solo. A Cachoeira do Sossego fica na cidade de Lençóis, e pode ser acessada por uma trilha de 7km feita na beira do rio Ribeirão. Já Cachoeira do Buracão fica no sul do parque da Chapada e tem 85 metros de altura.

Grutas na Chapada Diamantina

As grutas são outro passeio muito procurado. A Lapa Doce tem 27km de extensão mapeados e 850 metros abertos para visitação. Ali fica um lago subterrâneo com mais de 130 metros de profundidade. Na Gruta Pratinha você pode tomar banho em águas cristalinas, com colete para flutuação, na companhia de tartarugas e peixes. A Gruta Torrinha guarda o Salão das Flores, câmara com rochas modeladas em aragonita (forma cristalina do carbonato de cálcio) e a Passagem da Francesa, uma fenda com mais de 13km.

Imagem de MARCIA RODRIGUES por Pixabay
Comentários